INTRODUÇÃO À RADIOLOGIA
A radiologia é a parte da ciência que estuda órgãos e/ou estruturas através da utilização de um tipo especial de
energia, gerando uma imagem. No Brasil o Conselho Federal de Medicina reconhece a especialidade pelo nome de"Radiologia e Diagnóstico por imagem".
Nas últimas décadas foram acrescentados novos métodos aos já tradicionais raios-x. A ultrassonografia, a ressonância magnética nuclear, a mamografia, os novos equipamentos de tomografia computadorizada e muitos outros avanços vieram a contribuir para tornar essa área ainda mais importante do ponto de vista diagnóstico.
A seleção adequada das investigações por imagem é de grande importância. Existem duas filosofias opostas
Uma delas é a requisição de uma bateria de investigações, apontadas para os sintomas do paciente na esperança de que alguma coisa se esclareça; a outra é a "tentativa do erro": decide-se por um ou dois diagnósticos possíveis e
executam-se os exames apropriados para apoiar ou eliminar estas possibilidades.
É difícil estabelecer parâmetros precisos para a solicitação de exames de imagenologia porque os pacientes são avaliados de forma distinta nos diferentes centros e a informação necessária varia significativamente.
Um exame somente deveria ser requisitado quando existir uma chance razoável de que ele contribuirá para o tratamento do paciente.
O intervalo de tempo entre exames de acompanhamento deve ser cuidadosamente avaliado.
Ser específico sobre a localização dos problemas.
Considerar cuidadosamente que exame diagnóstico por imagem fornecerá informação relevante mais facilmente Escolher um exame que, sempre que possível, minimize ou evite radiação ionizante.
Os custos da radiologia são muito altos. É considerada uma das mais caras áreas da medicina. Contudo, estes
custos se fundamentam basicamente no equipamento e material utilizados no procedimento e o pessoal que realizam a manutenção e a operação de tais equipamentos.
Comentários
Postar um comentário